• Latch
  • Por Disclosure, Sam Smith

Você com certeza já reparou como o seu cabelo se comporta no inverno e surtou por isso. Que tal aprender dicas fáceis e práticas para solucionar o maior problema de inverno para esses fios ?

Lembre-se que raízes oleosas devem ficar longe de qualquer creme ou óleo ! Por isso, aplique o produto escolhido apenas em seu comprimento e pontas

Por @barrozbruna 

 

Você com certeza já reparou em como o seu cabelo se comporta no inverno. Eu poderia muito bem começar esse texto fazendo a pergunta de como os seus fios ficam quanto a temperatura está mais baixa, porém a grande maioria de nós percebe os mesmos fatores, a perda de brilho e volume e ganho de frizz ou o agravamento do quadro para quem já dispõe dele – uma equação das mais sarcásticas.    

Tentada a descobrir maneiras de driblar o maior problema de tempo seco e frio, o frizz, comecei a testar algumas teorias que, no fim, fizeram todo o sentido. Para esse Testados e Aprovados então, te mostro três formas de cuidar dos fios no inverno, sem chegar nem perto do que já foi divulgado por aí.

Vamos imaginar que você está no dia escolhido para lavar o cabelo, que vai fazê-lo logo de manhã e pontuar as dicas na ordem cronológica. Minha dica é  aplicar um óleo de sua preferência e que combine com o seu tipo de fio antes da lavagem – investir nos orgânicos é sempre uma boa saída. Gosta de Coco ou Argan? São ótimos hidratantes – para proteger o cabelo da poluição, cujo no inverno sentimos mais os seus efeitos já que a umidade do ar está em falta no inverno brasileiro. Com essa técnica também conseguimos equilibrar o ressecamento do fio, uma vez que o óleo é umectante.

#dicarb: Lembre-se que raízes oleosas devem ficar longe de qualquer creme ou óleo ! Por isso, aplique o produto escolhido apenas em seu comprimento e pontas.

400;">É interessante deixar o produto agir por aproximadamente 20 minutos, por isso, caso precise fazer alguma atividade no primeiro horário do dia, use esse meio tempo para deixar o óleo agir e descansar no cabelo.

#dicarb: Esse processo de aplicação do óleo escolhido tem mais um benefício: diminui a incidência de frizz, por hidratar os fios já mais secos ! – perfeito para os cacheados que são ressecados naturalmente.

Depois da lavagem com seu shampoo e condicionador favoritos, partimos para a parte da secagem. Antes, não se esqueça do protetor térmico que te ajuda na hora que o tempo mudar por completo a não criar ou aumentar o quadro do frizz. Prove usar o secador no módulo mais fresco para não ressecar o cabelo. Mesmo com o vento mais frio do aparelho, ainda é importante usar um anti - térmico, por que, de qualquer forma, os fios estarão em contato direto com um fator externo.

#dicarb: Tenha em mente que lavar demasiadas vezes o cabelo tira a oleosidade natural dele, e em função disso, aparece mais frizz por falta nutrição e hidratação.

Meu último teste foi na hora de escovar. Usar uma escova macia sem aplicar força por entre os fios diminui a probabilidade de frizz devido ao cuidado que se tem de não estourar a fribra do cabelo – o  frizz também surge de fibras quebradiças – com esse movimento. Pense dessa forma: nossos fios são compostos de fibras elásticas, quando aplicado muita força, ela estoura e causa os fios arrepiados.

Dicas fáceis de entender, fazer e, com certeza, de aderir !