A influência da alimentação no bem-estar

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A nutricionista Kamilla Barros explica o quão influentes podem ser os alimentos no nosso bem-estar e emoções.

Por: Kamilla Barros

Emoções (sentimentos), são experiências que envolvem reações orgânicas, bioquímicas e comportamentais. As substâncias, produzidas pelo nosso organismo, que atuam em nosso comportamento e emoções são: a sensação de motivação, tranquilidade, prazer, humor, medo, sono, irritação, ansiedade, estresse, apatia, etc. Essas são chamadas de neurotransmissores, eles participam no processo de transformação do organismo e são responsáveis pelo equilíbrio das nossas emoções.

A composição dos alimentos é capaz de alterar a produção e equilíbrio desses neurotransmissores. A sensação de bem estar está diretamente ligada à disponibilidade dessas substâncias - que são produzidas a partir de aminoácidos, carboidratos, vitaminas e minerais.

Sendo assim, a escolha dos alimentos que ingerimos é fundamental para nosso estado emocional - que pode ser positivo, quando fornecemos esses nutrientes na quantidade adequada, ou negativo quando a ingestão é deficiente.

Alguns alimentos como: aveia, grão de bico, banana, brócolis, folhas verdes-escuras, nozes, amêndoas, pimenta, ovos, peixes, maracujá, abacate, pepino, tomate, cebola,

manjericão, limão, etc, contém nutrientes que participam na produção e liberação desses neurotransmissores. Concluindo, sim, as escolhas dos alimentos que comemos podem interferir em nosso estado emocional.

Então é importante escolher alimentos com qualidade nutricional na sua forma natural ou minimamente processados, preferencialmente orgânicos.

Segue duas saladas para você fazer e consumir o máximo de nutrientes possíveis, lembre-se que a origem dos alimentos também é importante.

 

01- salada da casa branca

Pique 1 pepino, 2 tomates,1/4 de cebola roxa e alface a vontade. Acrescente algumas folhas, de manjericão picados, para um sabor adicional

 

Salada 02:salada fiesta (com ingredientes típicos da culinária mexicana )

Coloque 1/4 de xícara de feijão preto, 2 colheres de sopa de milho, 1/4 de abacate picado e alguns tomates cerejas picados. Tempere com pimenta do reino e 1/2 limão siciliano.

Obs: o feijão é uma ótima fonte de proteína e fibras, o abacate fornece gorduras do bem, sendo bom para sua dieta.