Trabalhar, amar e ser feliz sem ter que seguir essa ditadura de uma fórmula mágica para realização em x idade e em x momento

Por @pedrobuzzatto

 

Acabei de descobrir que uma colega está indo para o seu segundo filho ... Sem contar com os amigos casando. É desesperador pensar que no momento que recebi uma dessas notícias estava no salão discutindo se pintava o cabelo de castanho escuro ou preto.

Porque desesperador? Bom, a gente sofre uma pressão absurda antes de chegar nos 20. Ainda criança perguntam o que vamos ser quando crescer, no ensino médio todos querem saber qual curso vamos prestar vestibular e já na faculdade começam a querer saber sobre estágios e empregos ... E atenção, se nada disso acontecer e com 17, 18 anos você resolver ir para o cursinho, é como que se com pouco menos de 20 anos você já estivesse perdendo muito tempo da vida.

Para as mulheres dos 20 e 30 poucos piora tudo! Tem que se cuidar, ser magra, boa de cama, ter um cabelo maravilhoso, uma pele de diva, achar um namorado que possa ocupar o título de futuro marido e pai dos filhos e que seja bem sucedido e inteligente! Se já estiver começando avançar aos 30, prepare-se para olhares de dó e melancolia, já constatados pelos observadores cruéis: "Ficou pra tia". Machismo, puro machismo e ignorância!

No trabalho tem que ser muito bem sucedido. Se a empresa é de pequeno ou médio porte, te alertam sobre as multinacionais que compram e demitem todo mundo, se é uma multinacional reforçam a crise do país. Ah, tem aqueles também que te alertam sobre os concursos públicos, afinal, "Você

JÁ TEM quase 30 anos e eles trazem estabilidade". E PELO AMOR DE DEUS, pague previdência, todos vão te perguntar sobre isso nos próximos anos.

Se você ta comendo carne dá câncer, mas na realidade o mal mesmo está no carboidrato, só que muita proteína acaba com o fígado. Tenso, porque aos 20 e poucos você tem que emagrecer e adquirir todos os hábitos saudáveis que existem , "porque depois dos 30..."

Nos "20s" você tem que estar com tudo decidido ou no mínimo encaminhado para saber respostas para sua vida daqui 30, 40 anos. Quem se perde e acaba cedendo por essa cobrança da sociedade pira e passa a ser escravo da frustração de não realizar sonhos e só querer ter conquistas.

Há quem admire o pessoal dos 20 e poucos que esta trabalhando mil horas por dia no que não ama e infeliz, com sintomas de depressão e pré infarto, mas "tá ganhando super bem". Se você estiver confuso e não sabendo pra onde ir e pra onde seguir, prepara-se, será julgado como vagabundo perdendo tempo.

Eu prefiro ainda viver acreditando que a tal da felicidade está na busca com força de vontade, esperança e coragem para viver e ser o que se quer.  E sim, dá pra fazer isso. Independe de sua idade! Trabalhar, amar e ser feliz sem ter que seguir essa ditadura de uma fórmula mágica para realização em x idade e em x momento.

Afinal, "Que ninguém me diga: Vem por aqui! A minha vida é um vendaval que se soltou. É uma onda que se levantou. Não sei por onde vou, não sei para onde vou. Mas sei que não vou por aí!"